COOPERATIVISMO

A Essência da Doutrina e da Filosofia Cooperativista
Segundo Thenório Filho(2002), é possível afirmar que em todas as épocas da humanidade houveram formas econômicas coletivas que têm semelhança ao cooperativismo, havendo exemplos no Império dos Faraós com uma organização em grêmios; na civilização dos INCAS, onde o trabalho era comum e a produção agrícola era dividida respeitando o trabalho prestado e a necessidade de cada participante. Eram sociedades onde as pessoas desfrutavam do resultado de seus esforços e viviam todos os aspectos de forma coletiva, desde a produção, manutenção e utilização dos sistemas produtivos, bem como os aspectos celebrativos da sociedade.
Esteve sempre presente nas sociedades desde tempos remotos a organização, mesmo que de forma simples e empírica, de movimentos grupais para a superação de dificuldades com a centralização de bens econômicos. Foi aos poucos que a forma conhecida atualmente do cooperativismo foi se consolidando a partir de seus precursores, tendo como marco na história do Cooperativismo organizado, os pioneiros de Rochdale.
A crise que surgiu entre a classe operária depois da Revolução Industrial, trouxe sérias dificuldades socioeconômicas para a população: baixos salários e as longas jornadas de trabalho, um capitalismo ganancioso que submetia a sociedade a preços abusivos, a exploração da jornada de trabalho de mulheres e crianças e um nível elevado de desemprego.
Diante disso, surgiram lideranças que criaram associações de caráter assistencial. Essa primeira experiência não teve resultados positivos. Buscando outras formas, concluíram que com uma organização formal com a participação dos interessados, as dificuldades poderiam ser superadas.
Um grupo de tecelões, após uma série de debates na busca pela melhoria para a situação de penúria pela qual estavam passando, em 21 de Dezembro de 1844, criaram uma associação denominada Os Probos Pioneiros de Rochdale, onde cada um contribuiria com um modesto valor financeiro para a composição do capital social. Mas tarde após a promulgação da Lei de 1852 sobre a sociedade industrial e de previdência, passou a ser chamada Cooperativa de Rochadale.
.png)
